terça-feira, 28 de julho de 2009

Dicas com a maquiagem para disfarçar os sinais da idade


Maquiar-se não é das tarefas mais fáceis. Requer habilidade, prática e conhecimento das melhores texturas e cores para cada tipo ou tom de pele. Para mulheres mais velhas, a missão pode se tornar ainda mais complicada, pois há a preocupação constante de se camuflar os sinais da idade, como manchas, rugas, linhas de expressão e vincos.
"Esconder as manchas avermelhadas que apareceram no meu rosto após os 40 anos é o meu principal objetivo ao me maquiar", conta a empresária Lenita Di Monaco, 56 anos, que foi a modelo do nosso passo a passo e adorou as dicas dadas pela maquiadora Cris Lopes, da agência Glloss, em São Paulo. O problema, no entanto, é que na busca por um visual menos "marcado", muitas mulheres acabam por se exceder na quantidade de produto. Segundo a maquiadora Penélope Beolchi, da Lu Molinos & Agenciados, em São Paulo, quanto mais sutil o resultado, melhor. "É preferível cobrir 20% de uma imperfeição e parecer natural que tampá-la 100% e parecer maquiada demais", afirma. O erro mais frequente é o excesso de base e corretivo aplicados. "Quando ficam acumulados nas linhas de expressão, chamam ainda mais a atenção para elas", lembra a maquiadora Raphaella Bahia, do Espaço Coiffeur Longevitá, no Rio de Janeiro.
Do início. Antes de começar a maquiagem, é fundamental estar com a pele limpa, tonificada e muito bem hidratada. "Aplicar um bom creme deixa a pele mais lisa, luminosa e, principalmente, faz com que os itens de make que vêm a seguir deslizem com maior facilidade", afirma Cris Lopes. Escolha um hidratante que melhor se adapte ao seu tipo de pele e prefira fórmulas que proporcionem efeito lifting à pele do rosto. Não há muita regra para o uso do corretivo antes ou após a base. Muitas vezes, a base já garante boa cobertura para as imperfeições e dispensa o corretivo. Ela deve ser aplicada com leves batidinhas na pele - nunca a esfregue no rosto para não marcar ainda mais as ruguinhas - com a ajuda de uma esponja ou pincel próprios para a manobra. A base pode ser em mousse ou líquida se a pele for oleosa, ou cremosa se for seca. Porém, quanto mais fina a textura, mais natural é o resultado. Uma fina camada de pó ajuda a tirar o excesso de brilho de peles oleosas e mistas. Mulheres de pele seca podem eliminá-lo do processo.
O momento da pinturaNo quesito trazer frescor e saúde à expressão, nada como o blush. Os de tons rosados são perfeitos para quem tem pele mais clara. Já os terrosos ou alaranjados - como os bronzants - são indicados para peles mais morenas. Não exagere na quantidade e aplique-o com um pincel, dando batidinhas nas maçãs do rosto e levando em direção às têmporas. Os produtos em pó ajudam a disfarçar a oleosidade e dão um acabamento mais sofisticado. Os cremosos são bons para dar viço à pele, mas funcionam melhor em peles jovens, que não precisam usar base por baixo. Nos lábios, dê preferência aos batons cremosos - que ajudam na hidratação -, mas que tenham acabamento mate para que não escorram e acentuem as linhas ao redor da boca. Outra maneira de evitar isso é contornar os lábios com um lápis específico para a região na mesma tonalidade do batom. O rosa, em suas versões mais nudes, é ideal para o dia a dia. "É uma cor coringa, que rejuvenesce o visual", opina Cris Lopes. Nos olhos, não há problema em usar curvex e, na sequência, abusar da máscara para cílios. Com as sombras, porém, tenha cautela. "Nuances claras de bege e marrom estão liberadas. Cores escuras, entretanto, devem ser evitadas para que a maquiagem não fique exagerada e o olhar não pareça caído", recomenda o maquiador Márcio Mello, do salão Éclat, no Rio de Janeiro. As sombras cremosas podem acabar escorrendo ou ficar pesadas, se não forem aplicadas corretamente. As opções em pó são mais fáceis de aplicar, e o efeito também é mais sutil. fonte: http://estilo.uol.com.br/.
Fonte:http://www.oficinadamoda.com.br/dica_moda.php?passo_a_passo_ensina_a_disfarcar_os_sinais_da_idade_com_a_maquiagem&cod_dica_moda=1103

Nenhum comentário:

Postar um comentário