sábado, 30 de maio de 2009

Antes e Depois de uma escova a progressiva!

O que é a escova progressiva?
A escova progressiva é uma química utilizada no cabelo que serve para alisar de forma natural e com efeito progressivo, ou seja, quanto mais fizer, mais liso poderá ficar seus cabelos.
Além do efeito liso, a escova progressiva hidrata os cabelos e deixa com um brilho invejável.
Ele alisa e hidrata ao mesmo tempo, ajudando a fortalecer os cabelos.

É indicado para todos os tipos de cabelos, mesmo que tenha usado tinturas ou outras químicas para alisamento. Além dos cabelos danificados, secos ou relaxados.
A escova progressiva dura de um a quatro meses, dependendo do tipo de cabelo, do cuidado que você terá após a escova progressiva, e da quantidade de lavagens.
Quanto mais é lavado os cabelos, mais rapidamente o efeito poderá sair.
Quando sair, você pode repetir a escova. Uma das substâncias que existe na escova progressiva é o Formol. Por isso é importante fazer a escova com um bom profissional, pois doses de formol acima de 2% podem ser prejudiciais a saúde da mulher, quanto a saúde dos cabelos, correndo o risco de haver uma queda.
A dica para fazer durar mais tempo o efeito da escova progressiva, é usar um bom shampoo com pH próximo a 4.

Depois de feita a escova progressiva com formol, você deve passar 3 dias sem lavar o cabelo, para o produto penetrar bem no fio, também é importante não prender os cabelos ou colocar atrás da orelha, para não marcar e tirar o efeito liso.
A novidade no mercado é o uso da escova inteligente, garantindo o mesmo efeito, só que pode ser lavada no mesmo dia: você sai do salão com os cabelos lisos.
Ainda existem outros tipos de escova progressiva: de chocolate, de morango, de vinho, de açúcar, de leite, escova marroquina, além da tradicional escova em casa com o uso da chapinha (que sai com lavagem).

O valor da escova progressiva é bem acessível (barato com ótimo custo- benefício) e uma ótima dica para aquelas que gostam de estar sempre bonitas, com cabelos lisos e bem cuidados.Vale a pena frisar que o formol NÃO É ALISANTE, ele é sim um "fortalecedor" do fio, criando uma espécie de "capa" que o envolve, endurecendo a queratina que é um constituinte natural e principal do fio de cabelo.

A boa notícia é que, ao contrário dos alisamentos tradicionais - como a escova "japonesa'", que enfraquecem realmente os cabelos, danificam profundamente os fios, fazendo com que partam e caiam - a escova com formol não é prejudicial aos fios, desde que feita com habilidade.Como tudo tem seu preço, na hora de aplicar o formol, há uma reação natural, de ardor nos olhos, na garganta e até tosse, devido à inalação inevitável do produto.

Pessoas alérgicas a bijuterias, perfumes, detergentes, pó, portadoras de eczema alérgico, rinite alérgica podem ter reações alérgicas à substância, com sensibilizações. Assim como os outros alérgicos também podem desencadeá-las.Os cabeleireiros e seus auxiliares costumam usar luvas e máscaras, já que estão expostos ao produto várias vezes por dia. Mas, exceto em casos de alérgicos, não há nenhum perigo para os profissionais.

Porém quando o cheiro é muito forte você deve ter cuidado pois o cabeleireiro pode estar usando um produto caseiro ou sem procedência legal, ou seja uma quantidade de formol superior a 2% (essa quantidade é suficiente para dar o efeito liso, mesmo porque não é a quantidade de formol que vai determinar o efeito e sim a quantidade de vezes que você irá fazer a progressiva).A quantidade de formol permitido pela ANVISA é justamente 2%, pois segundo estudo é uma quantidade que se usada corretamente não ira causar danos a sua saúde.

Então se quando você vai fazer progressiva você fica igual a moça da foto acima, tome cuidado seu cabeleireiro pode estar usando produtos ilegais, e antes de querer ter um cabelo bonito pense em ter uma vida saudável, CUIDADO !

Perguntas freqüentes:
Quem pode fazer?
A escova progressiva pode ser feita em cabelos virgens, com coloração, descoloridos, com reflexos, mechas, luzes, relaxamento, escova definitiva, permanente ou defrisagem.
Cabelos com henê precisam passar por um teste, já que utilizam chumbo em sua composição e o uso de mais uma química pode danificá-los.

Após o processo, é preciso aguardar 10 dias (apenas por precaução) para realizar uma nova química. O formol poderá ser usado mesmo em pessoas que não almejam que os cabelos fiquem lisos, apenas mais fortes e domáveis.

Basta para isso aplicá-lo em concentrações fracas, sem esticá-los demais com escova (pode ser inclusive aplicado sem que se faça a escova, ou aplicado e moldado em cachos grandes, apenas para desapertar o ondulado natural).

Precauções para fazer a escova progressiva
O formol é tóxico, causa vários tipos de irritações, mas tomando as devidas precauções e não abusando nas concentrações, pode ser usado. Lembre-se que se desejar aumentar a concentração (acima dos 2% permitidos pela ANVISA), terá que fazer no espaço inviolável de sua casa e não no salão.Também não é um produto ilegal, é vendido em farmácias comuns e de manipulação, porém, em alguns estados, principalmente no sul do País, é necessária uma justificação de uso.

Quantas sessões são necessárias?
O número de sessões dependerá do estado da estrutura dos fios. Cabelos finos e ondulados tem o melhor efeito, geralmente ficam lisos na primeira aplicação (porém é necessária uma manutenção, já que o efeito da escova progressiva é temporário e cumulativo). Cabelos com alisamentos também ficam lisos mais rapidamente que cabelos virgens.

Fios grossos ficam lisos, em média, a partir da terceira sessão.Independente do efeito liso, após a escova progressiva, os cabelos terão sua fibra capilar melhorada, devido a queratina, alguns acabam “abaixando” apenas por estarem mais hidratados. Cabelos com muita descoloração, muito ressecados irão demorar mais para atingir o efeito liso, pois as escamas estarão muito abertas, o formol vai demorar a se fixar.

Qual o intervalo entre sessões?
A queratina não alisa os cabelos, ela apenas reconstrói a fibra capilar, reestrutura os fios. Em excesso, causa enrijecimento e facilita a quebra da fibra capilar.
Note, portanto, que cauterizações em excesso também são prejudiciais aos fios.
Recomenda-se um intervalo mínimo de 15 dias, sendo o ideal de 30 dias Existe escova progressiva sem formol?Sim, aqui no salão trabalhamos com as duas, e há quem prefira a sem formol, isso depende de cabelo pra cabelo e ainda existem pessoas que tem “medo” da escova progressiva de formol.

6 comentários:

  1. dahora mano ..
    eu tenho 14 anos e ja fiz relaxamento
    daí eu passo chapinha td santo dia ..ja cansei
    tah estragando meu lindo cabelos (momento convencido) KKK
    então eu vou passar o relaxamento eu tava com medo de passar e depois acontecer alguma coisa
    mais com essas dicas fikei mais aliviada
    brigadão
    bjuh

    ResponderExcluir
  2. a primeira vez qe eu fiz a progessiva ticve mesmo que lavar depois de tres dias, mais a outra vez a mulher que fez lavou no mesmo dia e disse que não tem problema algum, será qe o efeito é o mesmo ??

    ResponderExcluir
  3. eu posso fazer escova progressiva apos tintura nos cabelos!!
    como nom meu caso!!
    eu pintei meus cabelo faz 3 dias e quero fazer escova quanto mais rapido melhor !
    se eu fizer meus cabelo irao cair, quebrar ou alguma coisa aparecida!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, agora vou fazer a progressiva sem medo pois fiz relaxamento com guanidina e estava em dúvida.
    Só gostaria de saber se eu usar um repositor de massa ajuda a não afinar tanto o fio?
    Obrigada!

    ResponderExcluir